23 de agosto de 2012

Kir Royale


Um herói da segunda guerra mundial, um vinho branco, Cassis, muita política e mais um coquetel inesquecível e clássico.
Félix Kir foi um padre francês que se tornou herói por sua ajuda na Resistência Francesa, durante a segunda guerra mundial e anos depois prefeito da cidade de Dijon onde criou um aperitivo para promover dois produtos vitais para a economia da pequena, o vinho branco local, feito a partir da uva Aligoté (extremamente ácido e seco).  E também do licor de Cassis, que uma fruta típica europeia, também conhecida como groselha negra, raramente consumida in natura, mas sempre em doces, licores, xaropes, etc.
Félix era muito famoso na região e sempre recebia comitivas políticas e antes dos almoços servia o vinho branco local com uma pequena dose de licor de cassis, para quebrar a forte acidez do vinho e mostrar uma forma de usar o “crème de Cassis”.
Logo o Kir ficou conhecido entre muitas cidades próximas a Dijon e dali para o mundo foi um pequeno passo. Afinal estamos numa época mais atual final dos anos 1950, já existiam meios de comunicação mais avançados, era o começo da globalização e todos viajavam muito, seja a passeio ou a trabalho e França era, e ainda é, um dos destinos mais escolhidos.
Félix apresentava o coquetel com o nome de Blanc-Cassis, mas quem tomava e queria que outros bartenders reproduzissem a receita se referiam ao coquetel, como a bebida de Kir.
Trocaram o vinho branco por Champagne, para elevar a bebida à status de bebida da realeza, usado somente em datas especiais, devido ao alto preço do Champagne, assim renomeando o coquetel como Kir Royale.
Santé

90ml de Champagne
10ml de Licor de Cassis

Em uma taça Flute, previamente gelada, coloque o Licor de Cassis e em seguida o Champagne delicadamente, mexa suavemente. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário